sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O que é Yaoi, BL, GEI-Comi e Bara Comic?

Os Registros de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) no Japão remontam a tempos antigos, na verdade, em algumas vezes na história japonesa, o amor entre homens era visto como a forma mais pura do amor.


Referências ao amor gay podem ser encontrados em alguns dos primeiros textos japoneses, escritos no século 8, como "Kojiki" (古事记) e no "Nihon Shoki" (日本书纪). Hoje, a relação homossexual no Japão, encontra certos preconceitos, tanto que existe um grande número de gays não assumidos com conjuges femininos.

O mesmo não ocorre na sua literatura. Há uma grande popularização dos mangás (revista de história em quadrinhos japonesa) com temática homo, inclusive do lado de cá. Esses mangás gays, são chamados aqui no ocidente, de yaoi, mas, na verdade, esta é apenas uma das suas categorias.

Os Yaoi são um gênero de anime e mangá sobre o romance entre homens sob a visão feminina, por isso a relação entre seus personagens tem caracteristicas iguais às relações heterossexuais, tendo um dos parceiros o papel referente ao da mulher, já que, na verdade, o yaoi deriva-se do Shoujo, a categoria de mangá voltada para o público feminino. O termo "Yaoi" é um acrônimo para a frase "Yama Nashi, o chi Nashi, i mi Nashi", que significa "Sem climax, sem resolução, sem sentido" mas também é entendido como uma brincadeira "Ya mete, o Shiri (GA) i tai", que significa literalmente "Pára, meu traseiro dói!").

Nos anos 70, Moto Hagio, uma das "mães" do shoujo, lançou um mangá chamado Tooma no Shizou (O coração de Thomas), que conta a história de um garoto europeu que se apaixona por seu melhor amigo. Desde então, mangás desse gênero começaram a ser publicados, no Japão, em uma revista chamada June, famosa por seus shoujos.

 
                O Coração de Thomas, 1973

A popularização do yaoi no Japão, só veio mesmo na década de 80 com os doujishis-yaoi (Mangás feitos por fãs) de obras famosas como Cavaleiros do Zodíaco, Super Campeões e Yu Yu Hakusho, e hoje há outros como Naruto, Bleach e obras que não são inspiradas em mangá, como Harry Potter.
  
  

No Japão, o termo yaoi tem sido largamente substituído pela rubrica Boys' Love (ボーイズラブ , Bōizu Rabu) ou "BL" ( "Boys' Love") já que yaoi lá é um termo pejorativo.

Outra categoria de mangás gays são as Gei-Comi ("gay-quadrinhos"), histórias em quadrinhos escritas com temáticas dirigidas de fato ao público homossexual. Diferente dos Yaois que atribuiem a um dos parceiros (sempre o passivo) o papel feminino heterossexual estereotipado, as GEI-Comi geralmente mostram que ambos os parceiros são másculos em um relacionamento igual.


O termo “Bara” derivou da palavra Barazoku, que quer dizer Literalmente "Rosa da Tribo". A Barazoku foi a primeira e mais duradoura revista gay japonesa, publicada desde 1971, composta de artigos e histórias curtas, aconselhamentos, entrevistas, notícias e que ganhou fama através das imagens explícitas de homens masculinos e musculosos. Ela cessou sua publicação, em 2004, devido à falência.

Hoje, A palavra Bara, no Japão, é uma giria que designa uma relação gay entre um homem seme (ativo) e outro uke (passivo), ambos bem másculos.


Capa do número inaugural da Barazoku (Setembro 1971) e Duas páginas promocionais do nº 2 (novembro 1971, pp. 58-59). A ilustração é de um contribuinte de Osaka.

8 comentários:

  1. postagem muito informativa... valeu^^ 10

    ResponderExcluir
  2. Interessante!! Eu desconhecia essa "subdivisão" da coisa! Acho que me descobri como fa de Bara Yaoi manga. Ótimo post!=)

    ResponderExcluir
  3. Taí um estilo bem pouco difundido.. Bacana as informações. ^^

    ResponderExcluir
  4. Ah se eu soubesse desta bela fonte de pesquisa... xD se gostei? MUITO!

    ResponderExcluir
  5. Ah se eu soubesse desta bela fonte de pesquisa... xD se gostei? MUITO!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da informação!Era uma coisa que eu ainda não sabia.
    Fiquei com uma vontade loka de ver HQ's dos Cavaleiros do Zodíaco e Super Campeões xD Vc poderia postar algumas??

    AS:Benk

    ResponderExcluir
  7. Karamba quanta imformção ...
    Gostei... =)

    ResponderExcluir

e ae gostou?